rss

A responsabilidade ambiental da humanidade

Pergunta:
- Enquanto investigador, vê o próximo século (XXI) com alguma preocupação?

Eurico da Fonseca:
- O nosso futuro depende do futuro do mundo e a minha visão do mundo divide-se entre a decadência e aquilo que os homens poderão fazer para a evitar.
As pessoas ainda não têm a noção do que nos espera e parece-me que é preciso cairmos na decadência e no caos para que depois a humanidade renasça.

Tudo isto tem a ver com as questões ambientais e com o esgotamento das reservas do planeta que, como está mais que provado, acaba por provocar enormes desequilíbrios sociais e humanos.

Portanto, enquanto a humanidade não perceber isto, o nosso futuro será uma grande incógnita.

Entrevista dada em 31-01-2000.
Eurico da Fonseca viria a morrer a 4 de Dezembro desse mesmo ano.
Já lá vão 10 anos... a humanidade, essa continua a cavar a sua própria sepultura.

domingo, 15 de novembro de 2009

Energia verde


Milhões de Euro serão investidos no sector das ‘energias verdes’ nos próximos anos. E o tempo é curto, segundo um alerta dos cientistas e da Organização das Nações Unidas. Em quinze anos, no máximo, o mundo precisa de um conjunto de acções sustentáveis, dentre elas, o estabelecimento de novas fontes de matrizes energéticas. Falar de energia limpa no contexto ambiental actual é discutir sobre a vida no planeta.
Em casa cada um pode contribuir ao fazer uso de racionalidade na energia que tem disponível.

Segundo fontes da EDP com a construção de nove novas barragens e reforços de potência noutras seis já existentes, Portugal irá ficar auto-suficiente em energia verde a partir de 2015. Oxalá.



e


0 comentários:

Postar um comentário