rss

A responsabilidade ambiental da humanidade

Pergunta:
- Enquanto investigador, vê o próximo século (XXI) com alguma preocupação?

Eurico da Fonseca:
- O nosso futuro depende do futuro do mundo e a minha visão do mundo divide-se entre a decadência e aquilo que os homens poderão fazer para a evitar.
As pessoas ainda não têm a noção do que nos espera e parece-me que é preciso cairmos na decadência e no caos para que depois a humanidade renasça.

Tudo isto tem a ver com as questões ambientais e com o esgotamento das reservas do planeta que, como está mais que provado, acaba por provocar enormes desequilíbrios sociais e humanos.

Portanto, enquanto a humanidade não perceber isto, o nosso futuro será uma grande incógnita.

Entrevista dada em 31-01-2000.
Eurico da Fonseca viria a morrer a 4 de Dezembro desse mesmo ano.
Já lá vão 10 anos... a humanidade, essa continua a cavar a sua própria sepultura.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Turbina de levitação magnética

Trata-se desta gigantesca estrutura em forma de prédio.
Com várias aletas, é uma turbina que está levitando num eixo magnético.
Como não há atrito, o menor vento faz a turbina girar.
A escala faraónica da turbina produz um volume eléctrico que alimentaria facilmente 750.000 residências americanas – que consomem luz numa escala superior ao resto do mundo.

Esta ideia da MagLev Wind Turbine Technologies, uma empresa baseada no Arizona, é capaz de gerar energia por menos de €:0.007273 Euro por kilowatt/hora.
Ou seja, mais barato que comprar gelo no Pólo Norte.

Com o núcleo das aletas levitando, não há fricção e sem ficção a energia gerada é bem maior. Mas não é só isso. Com o sistema de levitação o custo de manutenção reduz de modo absurdo e a vida útil do gerador é prolonga indefinidamente.
A tecnologia química está trazendo novos materiais ultra-super-leves que ajudarão ainda mais na redução do peso total da turbina e aumentarão sua eficiência.
É possível que esta turbina use um sistema de magnetos permanentes, ao contrário dos electromagnetos usados nos trens de levitação electromagnética. Assim, no conceito tecnológico, está próxima do Maglev.
A China já está a testar, com sucesso, a primeira turbina de levitação magnética do mundo.

0 comentários:

Postar um comentário