rss

A responsabilidade ambiental da humanidade

Pergunta:
- Enquanto investigador, vê o próximo século (XXI) com alguma preocupação?

Eurico da Fonseca:
- O nosso futuro depende do futuro do mundo e a minha visão do mundo divide-se entre a decadência e aquilo que os homens poderão fazer para a evitar.
As pessoas ainda não têm a noção do que nos espera e parece-me que é preciso cairmos na decadência e no caos para que depois a humanidade renasça.

Tudo isto tem a ver com as questões ambientais e com o esgotamento das reservas do planeta que, como está mais que provado, acaba por provocar enormes desequilíbrios sociais e humanos.

Portanto, enquanto a humanidade não perceber isto, o nosso futuro será uma grande incógnita.

Entrevista dada em 31-01-2000.
Eurico da Fonseca viria a morrer a 4 de Dezembro desse mesmo ano.
Já lá vão 10 anos... a humanidade, essa continua a cavar a sua própria sepultura.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

A Universidade de Aveiro tem destas coisas


História

O Começo

SAPO foi criado no dia 4 de Setembro, 1995 na Universidade de Aveiro, por seis membros do Centro de Informática da Universidade. O nome surgiu a partir da sigla do serviço, S.A.P. (Servidor de Apontadores Portugueses), pelo que foi fácil chegar a SAPO.

Em 1997 o SAPO passou a ser propriedade da empresa Navegante, criada pelos mesmos membros do Centro de Informática, e passou a ter uma exploração comercial.


Salto em frente...

A Saber & Lazer - Informática e Comunicação S.A., adquiriu o SAPO à Navegante a Setembro de 1998.

Foi com esta empresa - Saber & Lazer - que o SAPO deu o seu maior salto para o mercado das novas tecnologias e multimédia e se profissionalizou, destacando-se de projectos semelhantes que na altura começavam a aparecer em Portugal.

Com a Saber & Lazer o SAPO lançou, entre outros, o serviço de e-mail gratuito, o shopping virtual e novas e melhoradas funcionalidades de pesquisa. Em Abril de 1999 foi feita a apresentação no Internet World 99 do novo SAPO, como o primeiro portal em língua portuguesa.

Para responder ao tráfego crescente gerado pelo seu novo posicionamento foi celebrada, ainda nesse ano, uma parceria com a Telepac, que passou assim a ser o novo Internet Service Provider do SAPO.


Consolidação

Em Setembro de 1999, a PT Multimédia - Serviços de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, S.A. adquiriu 74,9% do capital da Saber e Lazer, com opção de compra do remanescente. A Março de 2000, essa partição foi transferida para a PTM.com, na sequência da constituição desta holding com o objectivo de reunir todos os negócios relacionados com a Internet da PT Multimedia. Actualmente, a empresa é detida a 100% pela PTM.com.


Era da Banda Larga

Após o lançamento do serviço de acesso ADSL, em Junho de 2002, e depois dos investimentos feitos em infraestruturas e acessos, chegava agora a vez dos conteúdos, dando resposta ao sucesso da banda larga.

Em 28 de Maio o canal SAPO XL,um projecto de conteúdos de banda larga do qual se destacam os vídeos, emissões televisivas on-line e transmissão de eventos em directo.

O SAPO XL integra os conteúdos de banda larga de várias empresas dos grupos Portugal Telecom e PT Multimédia, como o SAPO, Telepac, Lusomundo e TV Cabo Portugal e de alguns parceiros estratégicos, como a SIC, Sportinveste Multimédia, a Disney e o Grupo Renascença.

Mais recentemente o SAPO lançou um novo site denominado SAPO Vídeos, ainda na fase BETA, idêntico ao famoso YouTube e onde, além de qualquer pessoa poder colocar os seus vídeos online, pode também ver televisão em directo, não só os canais que se disponiblizavam no SAPO XL do grupo SIC (SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical) mas também muitos canais que só é possível ver pela Internet como a TVNET e a Guimarães TV. É possível visualizar também os vídeos que a RTP e a SIC disponibilizam nos seus canais, todos os golos da liga portuguesa e uma série exclusiva: T2 para T3 que está a fazer um enorme sucesso, sobretudo entre a população mais jovem.


Blogs

O serviço de alojamento de blogs no Sapo é um serviço que permite alojar gratuitamente blogs na internet para quem tiver um e-mail no sapo. A plantaforma dos blogs, começou na época ainda nao da banda larga, mas extendenso-se agora a um novo serviço para os utilizadores de banda larga, apesar de ainda ser possível utilizar a anterior plantaforma para quem tem baixas velocidades de ligação à internet.


Actualmente

A fibra óptica que lhe permite ver televisão (HD) em toda a casa, aceder à Internet a uma velocidade nunca antes vista e falar sem limites.

0 comentários:

Postar um comentário