rss

A responsabilidade ambiental da humanidade

Pergunta:
- Enquanto investigador, vê o próximo século (XXI) com alguma preocupação?

Eurico da Fonseca:
- O nosso futuro depende do futuro do mundo e a minha visão do mundo divide-se entre a decadência e aquilo que os homens poderão fazer para a evitar.
As pessoas ainda não têm a noção do que nos espera e parece-me que é preciso cairmos na decadência e no caos para que depois a humanidade renasça.

Tudo isto tem a ver com as questões ambientais e com o esgotamento das reservas do planeta que, como está mais que provado, acaba por provocar enormes desequilíbrios sociais e humanos.

Portanto, enquanto a humanidade não perceber isto, o nosso futuro será uma grande incógnita.

Entrevista dada em 31-01-2000.
Eurico da Fonseca viria a morrer a 4 de Dezembro desse mesmo ano.
Já lá vão 10 anos... a humanidade, essa continua a cavar a sua própria sepultura.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Por um Mundo melhor


Portuguesa é Mulher do Ano nos Emirados Árabes Unidos.
Maria da Conceição, assistente de bordo da Emirate Airlines, acaba de ser premiada pelo seu projecto de solidariedade social no Bangladesh.

"O primeiro prémio [Humanitária do Ano] achava que tinha hipóteses de ganhar, mas o segundo [Mulher do Ano] foi uma completa surpresa", confessou ao Expresso após a cerimónia. "Fiquei completamente em estado de choque. Tremi como se a temperatura tivesse baixado dos 0 ºC e quase desmaiei. Foi muito intenso".

Em 2007, a jovem portuguesa havia já vencido a categoria de "Mulheres Excepcionalmente Inovadoras e Criativas" dos prémios da Rede de Mulheres Inovadoras e Inventoras da União Europeia.





0 comentários:

Postar um comentário