rss

A responsabilidade ambiental da humanidade

Pergunta:
- Enquanto investigador, vê o próximo século (XXI) com alguma preocupação?

Eurico da Fonseca:
- O nosso futuro depende do futuro do mundo e a minha visão do mundo divide-se entre a decadência e aquilo que os homens poderão fazer para a evitar.
As pessoas ainda não têm a noção do que nos espera e parece-me que é preciso cairmos na decadência e no caos para que depois a humanidade renasça.

Tudo isto tem a ver com as questões ambientais e com o esgotamento das reservas do planeta que, como está mais que provado, acaba por provocar enormes desequilíbrios sociais e humanos.

Portanto, enquanto a humanidade não perceber isto, o nosso futuro será uma grande incógnita.

Entrevista dada em 31-01-2000.
Eurico da Fonseca viria a morrer a 4 de Dezembro desse mesmo ano.
Já lá vão 10 anos... a humanidade, essa continua a cavar a sua própria sepultura.

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Índice mede a prosperidade em 104 países


A Finlândia está no topo da lista, o Zimbabué no fim, Espanha está em 19º e Portugal em 22º lugar. São apenas alguns exemplos retirados da lista dos países mais prósperos feita pela Legatum, através da análise de 104 países, revela a Europa Press.

Suíça, Suécia, Dinamarca, Noruega são os seguintes países na lista, e se procurarmos as regiões fora da Europa, Austrália e Canadá são os primeiros da Lista.

Portugal aparece em 22º lugar, seguido por Singapura, Taiwan, República Checa, Coreia do Sul, Israel, Hungria, Polónia, Grécia e Estónia.

O relatório defende que os países mais prósperos têm vários atributos comuns: os dez primeiros da lista estão bem avaliados no que toca às consequências positivas da governação na qualidade de vida dos cidadãos e nas questões económicas, os altos níveis de satisfação e de liberdade pessoal.

No final da lista estão o Zimbabué, Sudão Iémen, Camarões, Paquistão, Nigéria, Tanzânia, Argélia, Quénia, Irão e Cambodja.

0 comentários:

Postar um comentário