rss

A responsabilidade ambiental da humanidade

Pergunta:
- Enquanto investigador, vê o próximo século (XXI) com alguma preocupação?

Eurico da Fonseca:
- O nosso futuro depende do futuro do mundo e a minha visão do mundo divide-se entre a decadência e aquilo que os homens poderão fazer para a evitar.
As pessoas ainda não têm a noção do que nos espera e parece-me que é preciso cairmos na decadência e no caos para que depois a humanidade renasça.

Tudo isto tem a ver com as questões ambientais e com o esgotamento das reservas do planeta que, como está mais que provado, acaba por provocar enormes desequilíbrios sociais e humanos.

Portanto, enquanto a humanidade não perceber isto, o nosso futuro será uma grande incógnita.

Entrevista dada em 31-01-2000.
Eurico da Fonseca viria a morrer a 4 de Dezembro desse mesmo ano.
Já lá vão 10 anos... a humanidade, essa continua a cavar a sua própria sepultura.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Universidade de Aveiro vai abrir curso de Medicina


O Ministério do Ensino Superior autorizou a abertura de um curso de Medicina na Universidade de Aveiro, a partir do ano lectivo 2011/12, exclusivamente destinado a pessoas que já tenham uma licenciatura noutras áreas da Saúde.

Com uma duração de quatro anos, o curso resulta de um consórcio entre a Universidade de Aveiro e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, no âmbito do qual serão desenvolvidos programas conjuntos de ensino e investigação.

"Espera-se que estes estudantes, com uma maior maturidade e passados académicos mais diversificados, desenvolvam um interesse pela investigação e potenciem a criação de núcleos próprios de investigação clínica", nomeadadamente na área da tecnologia biomédica e das suas aplicações, por exemplo ao nível da nanomedicina ou da telemedicina, refere o protocolo que será assinado terça-feira entre as duas instituições.

A admissão dos candidatos será feita com base na avaliação do currículo e da realização de uma prova de conhecimentos em Biomedicina e de um teste de aptidões clínicas semelhante ao adoptado em várias faculdades de Medicina britânicas.

O curso arrancará em 2011 com apenas 40 alunos, número que será gradualmente aumentado até atingir 120 novas entradas por ano.

A partir do segundo ano do curso, os estudantes terão formação clínica em contexto hospitalar, tendo sido, para isso, estabelecidas parcerias com o Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro, o Centro Hospitalar entre Douro e Vouga e o Hospital de São Teotónio, em Viseu, entre outras unidades.

O curso de Medicina da UA será o nono em Portugal, tendo o projecto aveirense sido ratificado por uma comissão de avaliação internacional, requisito obrigatório.

Vai entrar em funcionamento no ano lectivo 2011-12 no Edifício das Ciências da Saúde que será construído de raiz na zona da Agra do Crasto do campus da Universidade.

A Universidade de Aveiro é já uma referência incontornável no panorama do Ensino Superior em Portugal.

Assim, são mais que merecidos os parabéns não só à actual Reitora (Prof. Drª. Helena Nazaré) bem como aos anteriores Reitores, ao Corpo Docente e a todos aqueles que fizeram daquela Casa o que hoje efectivamente é.

Parabéns também pelo 36.º aniversário.

1 comentários:

John disse...

Acho que é interessante para aprender este tipo de informações que ajudam o meio ambiente, há algum tempo sildenafil citrate uma empresa chamada, realizou uma campanha na internet para aumentar a consciência sobre a Mãe Natureza

junho 26, 2010

Postar um comentário