rss

A responsabilidade ambiental da humanidade

Pergunta:
- Enquanto investigador, vê o próximo século (XXI) com alguma preocupação?

Eurico da Fonseca:
- O nosso futuro depende do futuro do mundo e a minha visão do mundo divide-se entre a decadência e aquilo que os homens poderão fazer para a evitar.
As pessoas ainda não têm a noção do que nos espera e parece-me que é preciso cairmos na decadência e no caos para que depois a humanidade renasça.

Tudo isto tem a ver com as questões ambientais e com o esgotamento das reservas do planeta que, como está mais que provado, acaba por provocar enormes desequilíbrios sociais e humanos.

Portanto, enquanto a humanidade não perceber isto, o nosso futuro será uma grande incógnita.

Entrevista dada em 31-01-2000.
Eurico da Fonseca viria a morrer a 4 de Dezembro desse mesmo ano.
Já lá vão 10 anos... a humanidade, essa continua a cavar a sua própria sepultura.

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Jornalismo de sarjeta


Quando o poder judiciário fracassa, quando o executivo está mais descansado ou quando o legislativo entra em férias, o quarto poder toma o domínio e enfrenta as situações como se tivesse todos esses poderes.

O jornalismo investigativo foi substituído pelo sensacionalista, se é que alguma vez houve investigações profundas para se fazer uma noticia, já que poucas fontes são consultadas e confirmadas.

O suborno, a manipulação, a ambição pelo dinheiro e pela fama e a falta de investigação substituíram a honestidade e o dever do jornalista para com a sociedade. Esses jornalistas passaram a distorcer a verdade em troca do seu ego, da sua realização pessoal, não se preocupando com o povo ou com a moral.

0 comentários:

Postar um comentário