rss

A responsabilidade ambiental da humanidade

Pergunta:
- Enquanto investigador, vê o próximo século (XXI) com alguma preocupação?

Eurico da Fonseca:
- O nosso futuro depende do futuro do mundo e a minha visão do mundo divide-se entre a decadência e aquilo que os homens poderão fazer para a evitar.
As pessoas ainda não têm a noção do que nos espera e parece-me que é preciso cairmos na decadência e no caos para que depois a humanidade renasça.

Tudo isto tem a ver com as questões ambientais e com o esgotamento das reservas do planeta que, como está mais que provado, acaba por provocar enormes desequilíbrios sociais e humanos.

Portanto, enquanto a humanidade não perceber isto, o nosso futuro será uma grande incógnita.

Entrevista dada em 31-01-2000.
Eurico da Fonseca viria a morrer a 4 de Dezembro desse mesmo ano.
Já lá vão 10 anos... a humanidade, essa continua a cavar a sua própria sepultura.

Lisboa é eleita melhor destino turístico da Europa em campanha mundial


A capital portuguesa foi premiada em cinco categorias de turismo, entre elas melhor cidade destino de cruzeiros, pelo organismo internacional de viagens e turismo WTA (World Travel Award), anunciou nesta segunda-feira fonte da APL (Administração do Porto de Lisboa).

Lisboa também foi vencedora nas categorias de melhor destino europeu e melhor cidade europeia para uma viagem de curta duração.

Em 2008, o melhor porto de cruzeiros fora atribuído a Copenhague, enquanto Londres venceu o título de melhor destino da Europa, ano em que os prêmios WTA ainda não contemplavam a categoria de melhor "city break" (cidade para uma parada), agora instituída e atribuída a Lisboa.

Os prêmios WTA resultaram da votação de milhares de usuários do site, entre profissionais de turismo e não profissionais, tendo distinguido também dois hotéis portugueses.

Na Europa, o mercado de cruzeiros envolve 5 milhões de pessoas e de janeiro a julho deste ano passaram pelos portos portugueses 463 mil passageiros, dos quais 194.630 estiveram em Lisboa, representando um crescimento de 5,4% em relação ao mesmo período do ano passado.




e...

O Peter - Café Sport, na Horta, Faial, foi eleito o melhor bar do mundo para navegadores, numa competição que pretende criar uma rede de pontos de referência para os marinheiros nas suas viagens pelo mundo.

Nesta primeira edição, o 'Peter' - como é vulgarmente conhecido - conquistou o primeiro lugar, deixando em segundo o Royal Hong Kong Yacht Club, enquanto a terceira posição foi conquistada pelo IYAC, em Newport, EUA.

Na lista dos 10 melhores bares do mundo para navegadores encontram-se ainda locais em St. Barts, nas Ilhas Virgens Britânicas e nas Bermudas.
O 'Peter' é uma referência para os velejadores de todo o mundo, que fazem deste bar um ponto de encontro e de troca de mensagens nas suas viagens.

O bar está localizado nas imediações da Marina do Faial, a quarta mais visitada do mundo por embarcações de navegação ao largo, que recebe anualmente cerca de 1.200 embarcações.

A localização desta marina, com 300 pontos de amarração, oferece abrigo contra ventos de todas as direcções, o que a torna uma escala quase obrigatória para os veleiros que viajam entre as Caraíbas e o Mediterrâneo.
Lêr mais...

FELIZ NATAL !


Nesta quadra de Natal e passagem de ano, propensa a abusos alimentares, veja este video e pense o quanto se pode fazer pelo bem estar das pessoas de forma simples e objectiva.



... e não foi preciso conselho médico.

Lêr mais...

Portugal entre os países com menores riscos económicos


A Espanha é o país que sofrerá maiores riscos económicos em 2010, de acordo com o novo “Índice de Miséria” da Moody’s, um ranking que soma a taxa de desemprego e o défice orçamental de 16 países. Para Portugal, as perspectivas são bem melhores do que, por exemplo, para os Estados Unidos, o Reino Unido e a França

Os espanhóis têm motivos para ficar preocupados com este novo golpe no prestígio externo da sua economia, dado que esta classificação irá influenciar a agência de rating na hora de qualificar a dívida a longo prazo. Espanha sai prejudicada pela elevada taxa de desemprego, a rondar os 20%, já que o seu défice - nos 10% do PIB – não é o maior dos 16 países.

A Espanha lidera este ranking à frente da Letónia, Lituânia, Irlanda, Grécia, Reino Unido e Islândia, algumas das economias mais afectadas pelos efeitos perversos da pior recessão desde a II Guerra Mundial. Já Portugal aparece na 12ª posição, apenas pior que a Hungria, a Alemanha, a Itália e a República Checa, aliás o país que deverá revelar menos riscos económicos no próximo ano. A meio da tabela encontram-se os Estados Unidos.

O “Índice de Miséria” da Moody’s, que começou por somar a taxa de desemprego à inflação, acabou por se adaptar às circunstâncias actuais, substituindo a inflação pelo défice orçamental, um factor a que as agências de rating têm dado especial atenção no último ano.

No relatório de Dezembro “Risco Soberano: revisão de 2009 e previsões para 2010”, a Moody’s diz que 2010 se pode vir a confirmar como “um ano tumultuoso para os emissores de dívida soberana dadas as incertezas que cercam o ritmo e a intensidade das ‘estratégias de saída’ fiscais e monetárias”. Segundo esta agência de notação financeira, “a única certeza é que as estratégias de saída estarão repletas de uma boa dose de risco de execução”.
Lêr mais...

E esta, hein?


Bento XVI aprovou duas alterações ao Código de Direito Canónico e o Vaticano comunicou aos católicos, esta terça-feira, que os casamentos com pessoas que não estão baptizados pela Igreja Católica são inválidos.

O artigo 1986 do Código de Direito Canónico dita, segundo o jornal i, que «é inválido o matrimónio entre duas pessoas, uma das quais baptizada pela Igreja Católica ou nela integrada e outra que não seja baptizada».

Já o artigo 1124 diz que «o matrimónio entre duas pessoas baptizadas, uma das quais baptizada pela Igreja Católica e nela acolhida através do baptismo, e a outra integrada numa comunidade eclesiástica que não está em plena comunhão com a Igreja Católica não pode celebrar-se sem a autorização expressa de uma autoridade competente».

Seria caso para rir se não fosse para chorar.
Esta igreja é só surpresas... normalmente pela negativa.
Numa época em que cada vez menos pessoas se casam, pela igreja ou não, esta é uma medida de facto "encorajadora".
Não se cuidem não, que qualquer dia vamos ter de andar de sotaina, burca, véu ou algo semelhante para estarmos de acordo com as "leis divinas".
Lêr mais...

Universidade de Aveiro vai abrir curso de Medicina


O Ministério do Ensino Superior autorizou a abertura de um curso de Medicina na Universidade de Aveiro, a partir do ano lectivo 2011/12, exclusivamente destinado a pessoas que já tenham uma licenciatura noutras áreas da Saúde.

Com uma duração de quatro anos, o curso resulta de um consórcio entre a Universidade de Aveiro e o Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto, no âmbito do qual serão desenvolvidos programas conjuntos de ensino e investigação.

"Espera-se que estes estudantes, com uma maior maturidade e passados académicos mais diversificados, desenvolvam um interesse pela investigação e potenciem a criação de núcleos próprios de investigação clínica", nomeadadamente na área da tecnologia biomédica e das suas aplicações, por exemplo ao nível da nanomedicina ou da telemedicina, refere o protocolo que será assinado terça-feira entre as duas instituições.

A admissão dos candidatos será feita com base na avaliação do currículo e da realização de uma prova de conhecimentos em Biomedicina e de um teste de aptidões clínicas semelhante ao adoptado em várias faculdades de Medicina britânicas.

O curso arrancará em 2011 com apenas 40 alunos, número que será gradualmente aumentado até atingir 120 novas entradas por ano.

A partir do segundo ano do curso, os estudantes terão formação clínica em contexto hospitalar, tendo sido, para isso, estabelecidas parcerias com o Hospital Infante D. Pedro, de Aveiro, o Centro Hospitalar entre Douro e Vouga e o Hospital de São Teotónio, em Viseu, entre outras unidades.

O curso de Medicina da UA será o nono em Portugal, tendo o projecto aveirense sido ratificado por uma comissão de avaliação internacional, requisito obrigatório.

Vai entrar em funcionamento no ano lectivo 2011-12 no Edifício das Ciências da Saúde que será construído de raiz na zona da Agra do Crasto do campus da Universidade.

A Universidade de Aveiro é já uma referência incontornável no panorama do Ensino Superior em Portugal.

Assim, são mais que merecidos os parabéns não só à actual Reitora (Prof. Drª. Helena Nazaré) bem como aos anteriores Reitores, ao Corpo Docente e a todos aqueles que fizeram daquela Casa o que hoje efectivamente é.

Parabéns também pelo 36.º aniversário.

Lêr mais...

Prémio Fernando Pessoa


A "postura humanística de defesa do diálogo e da tolerância" a sua voz no "combate à exlusão" e o seu empenho na "intervenção social da Igreja" valeram a D. Manuel Clemente, bispo do Porto, o Prémio Pessoa 2009, no valor de 60 mil euros.

Pinto Balsemão, presidente do júri do Prémio, assumiu ainda que uma parte significativa dos membros do júri não tem qualquer posição religiosa - "quatro ou cinco declaram ser agnósticos" - o que "demonstra a grande abertura deste Prémio Pessoa e a ausência de qualquer faccionismo".

Este é um bom motivo para saber um pouco mais sobre Fernando Pessoa:

- Às três horas e vinte minutos da tarde de 13 de Junho de 1888 nascia em Lisboa Fernando Pessoa.

- Educação: Em virtude de, falecido seu pai em 1893, sua mãe ter casado, em 1895, em segundas núpcias, com o Comandante João Miguel Rosa, Cônsul de Portugal em Durban, Natal, foi ali educado. Ganhou o prémio Rainha Vitória de estilo inglês na Universidade do Cabo da Boa Esperança em 1903, no exame de admissão, aos 15 anos.

- Posição religiosa: Cristão gnóstico e portanto inteiramente oposto a todas as igrejas organizadas e, sobretudo, à Igreja de Roma. Fiel, por motivos que mais adiante estão implícitos, à Tradição Secreta do Cristianismo, que tem íntimas relações com a Tradição Secreta em Israel (a Santa Kabbalah) e com a essência oculta da Maçonaria.

- Posição iniciática: Iniciado, por comunicação directa de Mestre a Discípulo, nos três graus menores da (aparentemente extinta) Ordem Templária de Portugal.

- Posição patriótica: Partidário de um nacionalismo místico, de onde seja abolida toda a infiltração católico-romana, criando-se, se possível for, um sebastianismo novo que a substitua espiritualmente, se é que no catolicismo português houve alguma vez espiritualidade. Nacionalista que se guia por este lema: "Tudo pela Humanidade; nada contra a Nação".

- Resumo destas últimas considerações: Ter sempre na memória o mártir Jacques de Molay, Grão-Mestre dos Templários, e combater, sempre e em toda a parte, os seus três assassinos - a Ignorância, o Fanatismo e a Tirania.
Lêr mais...

Efeitos das alterações climáticas na saúde


O impacto das alterações climáticas na saúde é um problema grave que os governos deveriam considerar como uma prioridade, agindo e investindo rapidamente, a fim de reduzir os seus efeitos, declararam peritos da Organização Mundial de Saúde (OMS), durante uma conferência subordinada ao tema “Os riscos mundiais das alterações climáticas”, que teve lugar em Copenhaga, esta semana.

Segundo os peritos, as alterações climáticas têm um efeito negativo na saúde: enquanto as emissões de gases com efeito de estufa aumentam, o estado da saúde mundial degrada-se. A OMS e o Painel Internacional sobre Alterações Climáticas identificaram os riscos que as perturbações climáticas criam, ao modificar os processos naturais do planeta de que dependemos, como a alimentação, a água e a segurança física.
Os perigos das alterações climáticas são diversos, mundiais e difíceis de inverter. Os fenómenos meteorológicos extremos, as dinâmicas das doenças infecciosas e o risco de subida do nível do mar perturbam as terras e os recursos hídricos.

Cada ano, cerca de 150 000 pessoas, das quais em média 85% são crianças, morrem em países de baixo rendimento na sequência de problemas de saúde ligados às alterações climáticas como o subnutrição, a malária e as cheias.

Segundo os peritos, uma redução significativa das emissões de gases com efeito de estufa poderia permitir uma redução dos riscos para a saúde da ordem dos 25%. Mudar os sistemas de consumo de energia e de transporte poderia ter uma influência importante nos problemas de saúde pública como a poluição atmosférica (responsável por 800 000 mortes anuais), os acidentes rodoviários (1,2 milhões de mortes), a falta de actividade física (1,9 milhões de mortes) e a poluição do ar interior (1,5 milhões de mortes).
Os efeitos das alterações climáticas estão distribuídos de uma forma desigual.
As comunidades mais pobres são, em geral, as mais vulneráveis, o mesmo acontecendo com os habitantes dos pequenos Estados insulares em desenvolvimento, das regiões montanhosas ou das zonas com escassez de recursos hídricos, das grandes cidades e do litoral dos países em desenvolvimento.




Lêr mais...

Este é um tempo de ação


Vivemos numa era onde todas as escolhas parecem possíveis. É como se tivéssemos todo o tempo do mundo. Mas o desafio que as mudanças climáticas colocam na nossa frente é justamente o contrário: temos cada vez menos escolhas e menos tempo para agir.

A crise financeira global mostrou que os governos sabem agir firme e rapidamente para salvar a economia. Fica o desafio aos nossos governos a agir da mesma forma para salvar o nosso futuro.

Os dados científicos são claros: em 2015, precisaremos ter estabilizado as emissões globais de CO2. Até 2050, devemos ter construído uma economia de carbono zero.
Temos escolha? Ou tempo?

Não é hora dos líderes mundiais se esconderem atrás de declarações meramente políticas. Para fazer história, eles devem construir uma posição ambiciosa para Copenhaga. Alguns países em desenvolvimento estão dispostos a negociar um acordo legalmente vinculante, justo e efetivo no controle do aquecimento global.
Precisamos juntar todos, você é importante para isso.



Lêr mais...

Esta é a cara do drácula... ooppss... crápula!


...
"Os homossexuais talvez não sejam culpados, mas, agindo contra a dignidade do corpo, certamente não entrarão no reino dos céus", afirmou hoje o cardeal mexicano Javier Lozano Barragán , que este ano renunciou ao cargo de presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde , no Vaticano, por motivo de idade.

Em declarações à agência de notícias Ansa, esta quarta-feira, o sacerdote disse que a constatação de que os homossexuais serão privados do paraíso não é sua. "Mas, sim, de São Paulo" que, em carta aos romanos, fala de pessoas "impuras", abandonadas a "paixões infames", e, ainda, no martírio dos que "desprezaram o conhecimento de Deus".

Esta não é a primeira vez que o conservador Barragán faz declarações polémicas. Numa das declarações que fez sobre a sida, que considera uma das mais devastadoras epidemias dos tempos actuais - o então presidente do Pontifício Conselho para a Pastoral no Campo da Saúde afirmou que a infecção pelo vírus VIH-sida "é uma "patologia do espírito".

Segundo o cardeal, por detrás da difusão da doença está "uma imunodeficiência de valores morais e espirituais", e que para combatê-la de forma responsável é necessário potencializar a educação sobre o respeito ao valor sagrado da vida, a formação de uma pática correcta da sexualidade e, ainda, guardar a castidade.

Barragán, que condena a prática do aborto, revela também grande apreensão com a disseminação da pílula abortiva RU-486.
...

Assim sendo como ficam todos os padres e bispos católicos que têm vindo a ser sistematicamente descobertos de práticas de pedofilia?

Porque cria a igreja "perdões especiais" para esses "impuros"?

Este velhaco esquece que o continente mais atormentado pela SIDA é África e mais precisamente as populações mais humildes e desprotegidas.

Que fez a igreja católica durante a invasão que fez desse continente durante a Idade Média, e posteriormente, torturando quem se lhe opusesse com as suas naturais e legítimas crenças indígenas?

Será que "entraram no reino dos céus" os algozes da "Santa Inquisição" que cometeram milhares de assassínios?

Esta igreja é de facto um insulto á inteligência de pessoas normais.
Lêr mais...