rss

A responsabilidade ambiental da humanidade

Pergunta:
- Enquanto investigador, vê o próximo século (XXI) com alguma preocupação?

Eurico da Fonseca:
- O nosso futuro depende do futuro do mundo e a minha visão do mundo divide-se entre a decadência e aquilo que os homens poderão fazer para a evitar.
As pessoas ainda não têm a noção do que nos espera e parece-me que é preciso cairmos na decadência e no caos para que depois a humanidade renasça.

Tudo isto tem a ver com as questões ambientais e com o esgotamento das reservas do planeta que, como está mais que provado, acaba por provocar enormes desequilíbrios sociais e humanos.

Portanto, enquanto a humanidade não perceber isto, o nosso futuro será uma grande incógnita.

Entrevista dada em 31-01-2000.
Eurico da Fonseca viria a morrer a 4 de Dezembro desse mesmo ano.
Já lá vão 10 anos... a humanidade, essa continua a cavar a sua própria sepultura.

Justiça... ou falta dela


Para variar uma incursão numa área bastante actual.
Extractos de uma entrevista de António Barreto.
...
Quando se debruça especificamente sobre o mapa político e social o que o aflige mais é a justiça?

É. Há muito que falo disso e todos os anos com mais razão que no anterior. Não há alternativa para a justiça, como na saúde, em que se pode escolher o privado, ou na educação, onde se vai para outra escola. Na justiça não há alternativa e ainda bem, não deve haver. Mas a nossa justiça está hoje refém, capturada...

Por quem?

Pelos grandes grupos profissionais: o dos magistrados, dos procuradores e dos advogados, que são quem ordena e quem comanda a justiça, os operativos, os agentes. Não sei como lhes chame, mas qualquer nome é bom. Agora até já há sindicatos, que são uma espécie de infantaria avançada de cada um destes grupos. Há evidentemente centenas de juízes fantásticos. Sei que há, e é possível hoje fazer a diferença entre os 100 ou 200 tribunais que funcionam muitíssimo bem e os outros. Só que a sociedade portuguesa contemporânea está essencialmente nas grandes áreas metropolitanas, o resto é paisagem. Não é bem, mas conta muito menos. E o que se passa é que a sua vida privada, familiar, as sucessões, as heranças, os despejos, os contratos de trabalho, os requerimentos... tudo está hoje em causa porque não há justiça, não há recurso para nada nem para ninguém. Se quiser resolver um problema, recorre a quem? À justiça. Há 20 anos os magistrados vinham em primeiro lugar, era o grupo profissional que mais confiança merecia dos portugueses. Estão hoje em penúltimo lugar...abaixo só os deputados. É o grupo mais destituído da confiança dos portugueses. Os portugueses não confiam nos tribunais nem nos magistrados e isto é terrível, mina a alma, mina os sentimentos, mina o coração.
...
Lêr mais...

Uma bola de energia

A energia eólica parece começar a ser uma opção viável e as pessoas estão a começar a utilizá-la para obter os melhores resultados possíveis.
Mas o problema principal no aproveitamento da energia eólica tem sido, tradicionalmente, o uso de turbinas de vento de enorme altura que não cabem dentro de padrões das cidade modernas e também exigem vento considerável e consistente para a produção de energia.
Os designers e engenheiros debatem-se com criações de modo a debelar esta limitação.
Nesse sentido uma empresa sueca a Home Energy criou a "Energy Ball".
A "Energy Ball" trabalha com o princípio do efeito Venturi, fazendo uso da mudança na pressão em diferentes pontos para optimizar a sua rotação.


Em termos simples, ela funciona de forma muito mais eficaz do que as turbinas de vento convencionais, é muito mais silenciosa e adaptada para zonas habitadas.
A turbina eólica pode ser colocada num qualquer telhado, ou no seu quintal, e com ela vai começar imediatamente a produção de energia.

A eficiência é bastante elevada, e tudo é conseguido sem mudar a ergonomia da sua casa ou do seu quintal duma forma significativa.
Pelo seu design e forma de funcionar quase que se torna transparente quando a girar á sua velocidade máxima.Inovação é preciso e este é um exemplo do caminho que deve ser traçado.
Lêr mais...

Humor... com gosto e imaginação


"Acho que Jorge Jesus devia ser despedido" pediu um dos Gato Fedorento, Ricardo Araújo Pereira, no início do seu discurso no 21.º aniversário da Casa do Benfica do Porto.

O motivo para pedir a cabeça do técnico encarnado é, para o popular adepto do Benfica, fácil de explicar, afinal "ele mentiu aos sócios ao dizer, no princípio da época, que o Benfica iria jogar o dobro do que tinha jogado no passado".

Feitas as contas pensou "que o dobro não era assim tanto" e que quando aceitou fazer "um trabalho na SIC", explicou indignado o "Gato Fedorento", que durante seis semanas não conseguiu ver os jogos do Benfica: "Não vi o Benfica a dar quatro ao Belenenses porque estava a entrevistar o José Sócrates ou a fazer outra coisa qualquer sem importância nenhuma e agora vejo o Benfica a jogar o quádruplo do prometido por Jesus".

A revolta de Ricardo Araújo Pereira é acentuada pela sua falta de forma física, uma vez que na vitória do Benfica por 8-1 diante do Setúbal levantou-se oito vezes e, por isso, "mais uma vez recrimino Jorge Jesus pois eu vou ao Estádio da Luz para ver bola e não para fazer aeróbica". Remédio santo agora "só festeja de três em três golos".

Sócio 17 411, Ricardo Araújo Pereira esmiuçou muitos jogos do seu Benfica na gloriosa década de 80. O futebol dos encarnados de agora faz lembrar o do passado e para os mais saudosos aconselha: "Quem tinha saudades do Benfica da década de 80 veja os jogos de agora, quem tem saudades do Benfica de 90, passe a ver os jogos do Sporting".

"Há dias o presidente Pinto da Costa produziu uma declaração que, embora não sendo recorrente, cheia de razão", levantou os primeiros risos na plateia, para depois prosseguir com o seu raciocínio: "Disse que o principal adversário do FC Porto era o Braga. Houve benfiquistas que levaram a mal, eu achei que ele estava certo, porque é de facto o Braga o grande adversário do FC Porto na luta pelo segundo lugar".

Ricardo Araújo Pereira estará em Londres à data do clássico com o Sporting e arranjou durante o jantar dos 21 anos da Casa do Benfica do Porto uma cunha para assistir ao encontro na filial londrina, apesar do "pouco interesse" da partida.

"É um jogo com o oitavo classificado, mas ainda assim eu gosto de ver sempre que o Benfica joga, porque essas equipas pequeninas agigantam-se quando jogam contra o Benfica".

Lusa
Lêr mais...

Inovação... é a solução


John Kao, especialista em tecnologia e autor do livro Innovation Nation, considera que os países mais pequenos estão em pé de igualdade com os gigantes mundiais para serem líderes na área da inovação.

O especialista americano defende que a inovação não é apenas um fim para atingir o lucro, mas tem de ser olhada como um meio para melhorar a sociedade.


John Kao defende que os países pequenos são candidatos a líderes na inovação.
Portugal pode aspirar ao topo.

Lêr mais...

Por um Mundo melhor


Portuguesa é Mulher do Ano nos Emirados Árabes Unidos.
Maria da Conceição, assistente de bordo da Emirate Airlines, acaba de ser premiada pelo seu projecto de solidariedade social no Bangladesh.

"O primeiro prémio [Humanitária do Ano] achava que tinha hipóteses de ganhar, mas o segundo [Mulher do Ano] foi uma completa surpresa", confessou ao Expresso após a cerimónia. "Fiquei completamente em estado de choque. Tremi como se a temperatura tivesse baixado dos 0 ºC e quase desmaiei. Foi muito intenso".

Em 2007, a jovem portuguesa havia já vencido a categoria de "Mulheres Excepcionalmente Inovadoras e Criativas" dos prémios da Rede de Mulheres Inovadoras e Inventoras da União Europeia.





Lêr mais...

A Universidade de Aveiro tem destas coisas


História

O Começo

SAPO foi criado no dia 4 de Setembro, 1995 na Universidade de Aveiro, por seis membros do Centro de Informática da Universidade. O nome surgiu a partir da sigla do serviço, S.A.P. (Servidor de Apontadores Portugueses), pelo que foi fácil chegar a SAPO.

Em 1997 o SAPO passou a ser propriedade da empresa Navegante, criada pelos mesmos membros do Centro de Informática, e passou a ter uma exploração comercial.


Salto em frente...

A Saber & Lazer - Informática e Comunicação S.A., adquiriu o SAPO à Navegante a Setembro de 1998.

Foi com esta empresa - Saber & Lazer - que o SAPO deu o seu maior salto para o mercado das novas tecnologias e multimédia e se profissionalizou, destacando-se de projectos semelhantes que na altura começavam a aparecer em Portugal.

Com a Saber & Lazer o SAPO lançou, entre outros, o serviço de e-mail gratuito, o shopping virtual e novas e melhoradas funcionalidades de pesquisa. Em Abril de 1999 foi feita a apresentação no Internet World 99 do novo SAPO, como o primeiro portal em língua portuguesa.

Para responder ao tráfego crescente gerado pelo seu novo posicionamento foi celebrada, ainda nesse ano, uma parceria com a Telepac, que passou assim a ser o novo Internet Service Provider do SAPO.


Consolidação

Em Setembro de 1999, a PT Multimédia - Serviços de Telecomunicações e Multimédia, SGPS, S.A. adquiriu 74,9% do capital da Saber e Lazer, com opção de compra do remanescente. A Março de 2000, essa partição foi transferida para a PTM.com, na sequência da constituição desta holding com o objectivo de reunir todos os negócios relacionados com a Internet da PT Multimedia. Actualmente, a empresa é detida a 100% pela PTM.com.


Era da Banda Larga

Após o lançamento do serviço de acesso ADSL, em Junho de 2002, e depois dos investimentos feitos em infraestruturas e acessos, chegava agora a vez dos conteúdos, dando resposta ao sucesso da banda larga.

Em 28 de Maio o canal SAPO XL,um projecto de conteúdos de banda larga do qual se destacam os vídeos, emissões televisivas on-line e transmissão de eventos em directo.

O SAPO XL integra os conteúdos de banda larga de várias empresas dos grupos Portugal Telecom e PT Multimédia, como o SAPO, Telepac, Lusomundo e TV Cabo Portugal e de alguns parceiros estratégicos, como a SIC, Sportinveste Multimédia, a Disney e o Grupo Renascença.

Mais recentemente o SAPO lançou um novo site denominado SAPO Vídeos, ainda na fase BETA, idêntico ao famoso YouTube e onde, além de qualquer pessoa poder colocar os seus vídeos online, pode também ver televisão em directo, não só os canais que se disponiblizavam no SAPO XL do grupo SIC (SIC, SIC Notícias, SIC Mulher, SIC Radical) mas também muitos canais que só é possível ver pela Internet como a TVNET e a Guimarães TV. É possível visualizar também os vídeos que a RTP e a SIC disponibilizam nos seus canais, todos os golos da liga portuguesa e uma série exclusiva: T2 para T3 que está a fazer um enorme sucesso, sobretudo entre a população mais jovem.


Blogs

O serviço de alojamento de blogs no Sapo é um serviço que permite alojar gratuitamente blogs na internet para quem tiver um e-mail no sapo. A plantaforma dos blogs, começou na época ainda nao da banda larga, mas extendenso-se agora a um novo serviço para os utilizadores de banda larga, apesar de ainda ser possível utilizar a anterior plantaforma para quem tem baixas velocidades de ligação à internet.


Actualmente

A fibra óptica que lhe permite ver televisão (HD) em toda a casa, aceder à Internet a uma velocidade nunca antes vista e falar sem limites.
Lêr mais...

Energia verde


Milhões de Euro serão investidos no sector das ‘energias verdes’ nos próximos anos. E o tempo é curto, segundo um alerta dos cientistas e da Organização das Nações Unidas. Em quinze anos, no máximo, o mundo precisa de um conjunto de acções sustentáveis, dentre elas, o estabelecimento de novas fontes de matrizes energéticas. Falar de energia limpa no contexto ambiental actual é discutir sobre a vida no planeta.
Em casa cada um pode contribuir ao fazer uso de racionalidade na energia que tem disponível.

Segundo fontes da EDP com a construção de nove novas barragens e reforços de potência noutras seis já existentes, Portugal irá ficar auto-suficiente em energia verde a partir de 2015. Oxalá.



e


Lêr mais...

Já vai sendo tempo...


A economia da Zona Euro cresceu 0,4% no terceiro trimestre deste ano, face ao segundo, revela a estimativa rápida do Eurostat.
Segundo os especialistas este crescimento representa a saída da recessão
.
Das grandes economias europeias, apenas a Espanha e o Reino Unido ainda apresentam contracções em cadeia:
A vizinha Espanha cai -0,3% e o Reino Unido -0,4%
, por outro lado a França cresce 0,3% e Itália 0,6%

Portugal com 0,9% é dos países que mais cresce, um valor idêntico ao registado pela Áustria e inferior apenas aos 6% registados pela Lituânia e aos 1,6% da Eslováquia.

A zona Euro é constituída pela Alemanha, Áustria, Bélgica, Chipre, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Luxemburgo, Malta, Holanda e Portugal, que representam cerca de 320 milhões de habitantes.
Lêr mais...

Eólicas flutuantes


A EDP assinou um memorando de entendimento para instalar turbinas eólicas flutuantes na costa portuguesa, em zonas com mais de 50 metros de profundidade de água.

A EDP vai avançar com o projecto WindFloat - desenvolvido pela EDP Inovação juntamente com a empresa Principle Power -, que se propõe instalar parques eólicos geradores de electricidade na costa portuguesa.
A EDP considera que os geradores eólicos e as respectivas bases flutuantes do projecto WindFloat terão características inovadoras, que asseguram maior controlo do movimento das ondas e das turbinas.



Lêr mais...

Verdadeiras cartas de verdadeiro amor



Imagine que podia escrever uma carta de amor ao futuro - o que diria?

Esta é uma oportunidade única e qualquer um pode participar!

www.loveletterstothefuture.com


Envie já as suas cartas de amor ao futuro.
Nós estamos num momento crucial da luta contra as mudanças climáticas.
Esta é a sua vez de dizer ao mundo - e ao futuro - aquilo que se torna urgente fazer.

Tudo em nome dum mundo futuro que seja verde, pacifico e onde todos possamos viver em comunhão com a natureza.
Escreva... por todos nós.
Lêr mais...

Portugal na vanguarda tecnológica



Problema tecnológico resolvido por Portugal permite alargamento de Schengen.



e...



Lêr mais...

A "magia" da ciência


Elvira Fortunato, cientista portuguesa de micro-electrónica, e a sua equipa de investigadores do Centro de Investigação de Materiais (Cenimat) – da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Nova de Lisboa– desenvolveram, pela primeira vez em todo o mundo, um dispositivo electrónico, à escala nanométrica, integrado numa camada de papel.
O invento, a que chamaram "transístor de papel", valeu-lhes prémios, atestados de sucesso de laboratórios de referência em todo o mundo e um louvor por unanimidade na Assembleia da República.



Uma outra experiência bem sucedida do grupo aconteceu com um vidro transparente. Através de um LED (uma lâmpada electrónica), instalado numa superfície de vidro, foi possível acender novamente uma luz com recurso a uma bateria, sem fios ou interruptor.


Lêr mais...

Portugal Líder em Estudo Contra a Violência Doméstica


O projecto europeu que está prestes a avançar para o terreno em oito países, financiado em um milhão de euros pela Comissão Europeia, vai ser liderado por uma equipa da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, coordenada por Henrique Barros. Chama-se DoVE.

“Não queremos o óbvio. Não queremos o braço partido. Queremos as formas mais subtis. Queremos perceber em que medida doenças para as quais nós não temos ainda um conhecimento exacto das suas causas podem estar relacionadas com situações de violência”.

“O facto de a violência doméstica ser um crime público coloca um dilema. O que fazer perante uma pessoa que diz que é batida todos os dias? Ser cúmplice ou denunciar? Nenhuma das duas. Propor ajuda, todo o tipo de ajuda, é a solução. Assim, na pior das hipóteses, a ajuda pode bater à porta”.

“Todas as grávidas fazem o teste da diabetes. A probabilidade de uma mulher grávida ser batida é mais alta do que ser diabética. E ninguém diz nada sobre isso”.

“A violência implica menos sono, medo, alimentação deficiente, perturbações da imunidade, mais infecções… “

“Se tirarmos aquele gatilho, nada das outras coisas estão lá. É como a primeira carta que faz cair o baralho. Nós geralmente só vemos a última”, lembra Henrique Bastos.
Lêr mais...

Primeira unidade de produção de energia das ondas começa a operar


A primeira unidade do mundo que converte a energia das ondas do mar em electricidade começou a operar.

O projecto da Aguçadoura, inicialmente, gerará energia utilizando conversores Pelamis Wave Energy(PWEC), que estão semi-submersos. São estruturas articuladas compostas por secções cilíndricas ligadas por juntas articuladas. Descrito como o "mar de aço articulado" ou "cobras", elas estão amarradas ao largo da costa norte de Portugal.

As unidades PWEC estão actualmente a produzir 2,25 MW de electricidade que é introduzida na rede eléctrica nacional, tornando Portugal o primeiro país no mundo a aproveitar a energia das ondas numa base comercial.

Este projecto é parte de uma parceria mais ampla, o consórcio Ondas de Portugal, que incidirá sobre o desenvolvimento de projectos experimentais de energia das ondas.

O projecto da Aguçadoura será o primeiro de uma série de projectos realizados pela parceria. Nesta primeira fase o investimento total foi de cerca de € 8,5 milhões.
A segunda fase do projecto será o de fabricação e instalação de mais 25 máquinas e aumentar a capacidade instalada até 22,5 MW.

Uma vez concluído, este deve atender a demanda de energia eléctrica média anual de mais de 15.000 famílias e evitar mais de 60.000 toneladas por ano de emissões de dióxido de carbono para a atmosfera.

O projecto beneficia da legislação do Estado Português na implementação duma tarifa mais baixa a longo prazo para a electricidade gerada. Esse incentivo deverá no futuro, permitir o financiamento de projectos neste âmbito e constitui um incentivo para o investimento na tecnologia emergente por financiadores de projectos e fornecedores de tecnologia.

Por enquanto o seu preço não é suficientemente competitivo.
O projecto só foi possível graças ao benefício da tarifa especial da alimentação em Portugal que, basicamente, pretende e permite continuar a desenvolver a tecnologia. Espera-se que em 15 anos a energia das ondas vá ser tão ou mais competitiva como o vento é agora.



Lêr mais...

A Toshiba desenvolve Micro Reactor Nuclear


A Toshiba desenvolveu uma nova classe de micro reactores nucleares que foi concebido para poder fornecer energia a edifícios de apartamentos individuais ou quarteirões. O novo reactor, que tem apenas 20 por 6 metros, pode mudar tudo para as pequenas comunidades isoladas, pequenas empresas ou até mesmo para grupos de vizinhos cuja energia é fornecida de forma usual mas que querem mais controle sobre suas necessidades energéticas.

A micro reactor da Toshiba tem uma potência de 200 quilowatts e foi projectado para ser à prova de falhas e totalmente automático e não super-aquecer. Ao contrário dos tradicionais reactores nucleares este não utiliza barras de controlo para iniciar a reacção. A nova tecnologia, utiliza reservatórios de lítio-6 líquido, um isótopo que é eficaz na absorção de neutrões. Os reservatórios de lítio-6 estão ligados a um tubo vertical, que se encaixa no núcleo do reactor.
Todo o processo é auto-sustentável e a produção de electricidade pode durar até 40 anos com custos estimados de cerca de 5 cêntimos por quilowatt / hora, mais de metade do custo da energia da rede.

A Toshiba espera já terá instalado o primeiro reactor no Japão em 2008 e começará a comercializar o novo sistema na Europa e na América em 2009.
Lêr mais...

Portugal no Top-Ten do turismo mundial


Portugal é um dos dez destinos
recomendados pelo guia turístico “Lonely Planet’s Best in Travel 2010” como país de visita obrigatória em 2010, anunciou hoje o Turismo de Portugal.

O guia turístico de nível mundial Lonely Planet’s refere Portugal como uma sociedade de grandes tradições, com festas religiosas e populares” e que “está a ser percorrido por uma vaga de modernidade que contamina as cidades, especialmente os centros históricos.

Portugal é ainda referido como estando comprometido com o desenvolvimento sustentável e na vanguarda da inovação, ao investir fortemente na energia limpa e participando na produção de veículos não poluentes.

Outra das transformações apontadas pelo guia foi a que ocorreu nos últimos cinco anos na gastronomia nacional, que levou ao surgimento de restaurantes inovadores, onde se concebe e se serve o melhor da cozinha de fusão de nível internacional.

Esta revolução estende-se também ao vinho, área onde os produtores nacionais têm ganho sucessivos reconhecimentos em concursos internacionais com os seus vintages produzidos a partir de castas nativas.

O guia recomenda aos turistas experiências a não perder como a prova dos vários vinhos do Porto, um passeio pelas povoações graníticas nas remotas montanhas da Peneda-Gerês, ver um pôr-do-sol nos monumentos megalíticos junto a Évora ou passar por Lisboa para provar o incontornável pastel de Belém.
O Turismo de Portugal congratula-se com esta distinção, que classifica o País como um destino em transformação, apelativo, que inova na oferta, apostado na modernidade e na sustentabilidade.

Além de Portugal, o Lonely Planet considera incontornáveis em 2010 visitas a El Salvador, Alemanha, Grécia, Malásia, Marrocos, Nepal, Nova Zelândia, Suriname e Estados Unidos.
Lêr mais...

Ajuda-te a ti próprio

Consequências do aquecimento global

- Aumento do nível dos oceanos: com o aumento da temperatura no mundo, está em curso o derretimento das calotas polares. Ao aumentar o nível da águas dos oceanos, podem ocorrer, futuramente, a submersão de muitas cidades do litoral;
- Crescimento e surgimento de desertos: o aumento da temperatura provoca a morte de várias espécies animais e vegetais, desequilibrando vários ecossistemas. Somado ao desmatamento que vem ocorrendo, principalmente em florestas de países tropicais (Brasil, países africanos), a tendência é aumentar cada vez mais as regiões desérticas do planeta Terra;
- Aumento de furacões, tufões e ciclones: o aumento da temperatura faz com que ocorra maior evaporação das águas dos oceanos, potencializando estes tipos de catástrofes climáticas;
- Ondas de calor: regiões de temperaturas amenas tem sofrido com as ondas de calor. No verão europeu, por exemplo, tem se verificado uma intensa onda de calor, provocando até mesmo mortes de idosos e crianças.



Lêr mais...

Maior central solar do mundo vai produzir 93GWh

De nascente a poente, 2.520 placas solares, com 104 painéis fotovoltaicos cada um, são alimentadas pelo sol que irradia a vila alentejana de Amareleja, para produzir energia limpa através da maior central solar do mundo.

Com uma capacidade total instalada de 46,41 MW, a Central Solar Fotovoltaica de Amareleja, salpica de azul 250 hectares da terra mais quente de Portugal, devido aos recordes de temperatura máxima durante o verão.

A qualidade e a quantidade da radiação solar na região, aliadas à disponibilidade de terreno, levaram a Acciona a apostar e a investir 261 milhões de euros num projecto idealizado a seis anos pelo sonho renovável do prefeito de Moura, José Maria Pós-de-mina.
Em funcionamento pleno há quase quatro meses, a central vai produzir, durante os próximos 25 anos, 93 GWh de energia por ano.

A produção é suficiente para abastecer 35 mil habitações e poupar cerca de 90 mil toneladas de emissões de gases com efeito de estufa.
A central, que durante a fase de instalação empregou temporariamente 220 trabalhadores, vai criar cerca de 15 postos de trabalho permanentes, a maioria nos serviços de manutenção.

Fábrica

O projecto engloba ainda uma fábrica de produção de painéis fotovoltaicos, também propriedade da Acciona e a funcionar em Moura e que deverá criar entre 100 e 110 empregos directos.

Por outro lado, a Acciona, quando adquiriu a Amper, criada pela prefeitura de Moura para construir e gerir a central, disponibilizou dois fundos para o município.
Um deles, no valor de três milhões de euros, será para iniciar do Tecnopólo de Moura, que será focado na pesquisa e criação de empresas do sector das energias renováveis, e o outro, de 500 mil euros, destina-se à construção de infraestruturas sociais na cidade.
Lêr mais...

Turbina de levitação magnética

Trata-se desta gigantesca estrutura em forma de prédio.
Com várias aletas, é uma turbina que está levitando num eixo magnético.
Como não há atrito, o menor vento faz a turbina girar.
A escala faraónica da turbina produz um volume eléctrico que alimentaria facilmente 750.000 residências americanas – que consomem luz numa escala superior ao resto do mundo.

Esta ideia da MagLev Wind Turbine Technologies, uma empresa baseada no Arizona, é capaz de gerar energia por menos de €:0.007273 Euro por kilowatt/hora.
Ou seja, mais barato que comprar gelo no Pólo Norte.

Com o núcleo das aletas levitando, não há fricção e sem ficção a energia gerada é bem maior. Mas não é só isso. Com o sistema de levitação o custo de manutenção reduz de modo absurdo e a vida útil do gerador é prolonga indefinidamente.
A tecnologia química está trazendo novos materiais ultra-super-leves que ajudarão ainda mais na redução do peso total da turbina e aumentarão sua eficiência.
É possível que esta turbina use um sistema de magnetos permanentes, ao contrário dos electromagnetos usados nos trens de levitação electromagnética. Assim, no conceito tecnológico, está próxima do Maglev.
A China já está a testar, com sucesso, a primeira turbina de levitação magnética do mundo.

Lêr mais...

Torre Solar JVR


Com a crescente necessidade de geração de energia limpa, antigas idéias estão a voltar ao campo de testes.
Uma delas é a interessante torre (ou chaminé) solar; um projeto já proposto pelo espanhol Isidoro Cabanyes, em 1903.
O conceito é simples. Uma superfície transparente duplamente aquecida coleta energia solar e aquece o ar, que naturalmente sobe por uma chaminé gerando um fluxo de ar que movimenta turbinas estrategicamente posicionadas.

Lêr mais...

100 milhões de euros a boiar

Você é assim bem rico e cansou-se de ter um barco igual ao de todos os seus amigos?
Pois os seus problemas acabaram!
Agora você vai poder arrasar a bordo de um modelo Wally-Hermés. Com 38 metros de largura é completamente eco-friendly, tem painéis solares no tecto que alimentam grande parte da energia do barco e ainda recicla todo o lixo.
O seu nome é WHY58×98. Pierre-Alexis Dumas, director artístico da Hermès disse:
- “O espaço é o maior luxo do mar, mas eu acredito que o verdadeiro luxo será ter tempo para aproveitá-lo.”
Ele tem uma piscina de 25 metros de comprimento, uma “praia” de 36 metros e é todo forrado de couro de búfalo. Mas calma lá que ele ainda está em fase de testes.
Aproveite e faça já a sua reserva.


Lêr mais...

Missão da ESA com participação portuguesa


A Agência Espacial Europeia (ESA) lança o satélite SMOS, a 2 de Novembro, que foi desenhado especialmente para avaliar a hidratação dos solos e medir a salinidade dos oceanos. Uma empresa portuguesa participa nesta importante missão. O lançador russo Rockot deverá partir do cosmódromo de Plesetsk à 1:50 (hora de Portugal).

Há seis anos que a empresa portuguesa, Deimos Engenharia, trabalha no projecto da ESA, sendo responsável pelo conceito, implementação teste e validação do Protótipo do Processador de Dados de Nível 1 (L1PP – Level 1 Processor Prototype).

O processamento de Nível 1 é responsável por receber os dados em bruto do satélite, calibrar as medições, reconstruir as imagens obtidas e projectá-las no globo terrestre. A empresa participou ainda no simulador de dados para a missão e nos algoritmos de reconstrução de imagem para o Processador Operacional e o Processador em Tempo Real.
Lêr mais...

Circular com ar puro

Ecológico e económico são os melhores argumentos para qualquer negócio. Um automóvel que não precisa de gasolina ou gasóleo, gás, nem electricidade e que circula apenas com ar comprimido é a ideia de um engenheiro francês que vem revolucionar o sector automóvel.


O veículo circula a uma velocidade de até 150 quilómetros por hora, tem uma autonomia de 300 quilómetros e um motor de 80 cavalos. Para abastecer é tão simples como encher um pneu de uma bicicleta, ou seja, basta usar uma bomba para ar comprimido ou carregar o compressor através da electricidade, para ser mais rápido.

Lêr mais...